Tamoios e Mobilidade Urbana – Por Daniella Vitoreti

A mobilidade urbana é um dos muitos desafios atuais da gestão publica do Município.

Em Tamoios, o drama pela falta de organização do espaço geográfico aumenta no decorrer dos anos. A ausência de planejamento na ocupação de Tamoios é uma realidade histórica que precisa ser atenuada com soluções integradas. As altas taxas de crescimento associadas às precárias ações de políticas públicas potencializam os problemas de circulação de pessoas pelo Distrito e sua integração com a Região Central.

A Lei Federal n° 12.587 de 2012 contém diretrizes, princípios e instrumentos para um processo de transição que apoiam mudanças no padrão de desenvolvimento urbano, de forma a contribuir com a sustentabilidade das cidades. Há um grande apelo e incentivo pelo Governo Federal ao desenvolvimento de soluções que favoreçam a livre circulação, principalmente em locais que ocorram maior concentração de pessoas e de serviços.

O comércio, principal atividade desenvolvida na região com maior fluxo de pessoas, recebe impactos diretos com a falta de regras e ordenamento no transito e os reflexos incidem na economia do Distrito. São necessárias medidas urgentes como a melhoria de calçadas, manutenção de ciclovias, criação de um sistema eficiente e integrado transporte coletivo, ordenamento de estacionamentos e vias de grande fluxo de veículos, melhoraria da sinalização e desenvolvimento de campanhas para conscientização sobre a questão. Um debate aberto, soluções criativas e sustentáveis vão ajudar a diminuir os problemas e são ações necessárias para um ordenamento do Distrito que já possuí cerca de 80 mil moradores e sofre dificuldades no transporte coletivo e na livre circulação de pessoas e veículos.

É preciso urgência nas soluções dos problemas de Tamoios.

Daniella Vitoreti

Especialista em Gestão, Educação e Meio Ambiente, empresária, Diretora da Associação Comercial de Cabo Frio e moradora de Tamoios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
shares